top of page

O QUE É O GLUTAMATO MONOSSÓDICO ?

O que é o glutamato monossódico ?


O glutamato monossódico (GM) é o sal sódico do ácido glutâmico, um aminoácido presente em todas as proteínas. Utilizado pela indústria como aditivo alimentar para realçar ou intensificar o sabor dos alimentos, através do receptor de paladar chamado umami, que dá sensação ao alimento de “saboroso”. Presente em muitos temperos e produtos salgados industrializados, como: congelados, mistura de especiarias, enlatados, sopas em pó, molhos para salada e carne, até mesmo alimentos para bebês e fórmula infantil.


O GM é uma excitotoxina, que superexcita as células cerebrais, disparando impulsos nervosos contínuos que na maioria das vezes, pode ocasionar morte celular provocando danos cerebrais em diferentes graus. Em altas doses pode ser tóxico ao sistema nervoso central, podendo resultar em uma alteração aguda do núcleo arqueado do hipotálamo (área do cérebro), ocasionando diversos distúrbios, relacionados ao consumo regular, como: obesidade, diabetes, cefaleia, irritabilidade, agitação, distúrbios de comportamento, como hiperatividade, autismo e transtorno de déficit de atenção.


A longo prazo pode desenvolver distúrbios mais sérios como Alzheimer e Parkinson.

E o que fazer contra esse risco e consumo? O ideal seria banir de vez de nossa mesa qualquer industrializado, incluindo temperos prontos e tudo o que tiver esse tipo de aditivo.


Na impossibilidade disso, temos que ter consciência do risco e evitar tanto quanto possível. Outra questão importante é a mobilização em favor da regulamentação da indústria alimentícia, estabelecendo limites máximos admissíveis de consumo na dieta da população, além de fiscalização mais rigorosa e até punição. A sociedade unida, com a informação correta, pode fazer muito para mudar esse contexto atual, e cada um de nós tem sua parte a fazer! Por isso, procure optar e priorizar sempre pelos alimentos que vem da natureza, uma alimentação limpa e livre desses aditivos.


Devemos consumir menos industrializados e mais comida de verdade. Faça escolhas saudáveis!

Dra Simone Neves Homeopata- Naturopata Ortomolecular- Fisioterapeuta Gerontóloga- Especialista em Geriatria e Gerontologia Especialista em Nutriendocrinologia Personal Coach & Professional Health Coach na Empresa Consult Saúde e Associados Diretora Administrativa - na empresa La Residence - Centro Residencial Geriátrico

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page