top of page

HIPOTIROIDISMO SUBCLÍNICO


HIPOTIROIDISMO SUBCLÍNICO, causa comum, porém muitas vezes não diagnosticado.


O paciente apresenta vários sintomas e não é feito o diagnóstico correto e nem ao menos correlaciona-se a alterações na tireóide.

Alguns dos sintomas mais comuns causados pelo Hipotireoidismo incluem falta de concentração, confusão mental, distúrbios de memória, mãos e pés frios, excesso de peso, dificuldade para perder peso, alterações menstruais, pele seca, baixos níveis de energia e unhas quebradiças. Outros sintomas incluem dores de cabeça da enxaqueca, hipertensão, depressão, hipoglicemia, aterosclerose, diabetes, infertilidade e acne.

Muitas vezes o paciente é diagnosticado com Depressão, e é prescrito o famoso antidepressivo e o seu amigo fiel ansiolítico e na verdade estamos a frente com quadro de HIPOTIREOIDISMO SUBCLÍNICO, que ao ser tratado os sintomas são eliminados juntamente com os remédios foram prescritos de forma equivocada.

Uma maneira simples de correlacionar os sintomas com o hipotireoidismo e a utilização de um termômetro para aferir a temperatura basal. Uma das funções da tireóide é manter a temperatura. Solicitamos que o paciente verifique a temperatura axilar e a média dessa temperatura de 5 dias, realizadas ao acordar (ainda deitado na cama), e se estiver abaixo de < 36,5 graus podemos dizer que estamos diante de um quadro de HIPOTIROISMO, o que necessita tratamento especializado. Geralmente o tratamento é iniciado com a Tiroxina (o hormônio T4) que, na verdade, de forma equivocada recebe o nome de hormônio, mas que na realidade deveria ser chamado de pró hormônio, visto que ele não funciona como hormônio. T4 é transformado em triiodotironina (T3), o hormônio que verdadeiramente tem ação biológica no organismo. O ideal seria o T4 e T3 associados, sendo o T4 administrado pela manhã em jejum e o T3 sendo administrado 3 vezes ao dia (junto com o T4 ao acordar em jejum, às 16:00 e 22:00h), por conta da sua meia vida curta. A dose é muito variável e vai depender de vários fatores. Você sempre precisará da ajuda de um profissional especializado! Nunca faça automedicação! Dra Simone Neves

Homeopata- Naturopata Ortomolecular- Fisioterapeuta

Gerontóloga- Especialista em Geriatria e Gerontologia

Especialista em Nutriendocrinologia

Personal Coach & Professional Health Coach na Empresa Consult Saúde e Associados

Diretora Administrativa - na empresa La Residence - Centro Residencial Geriátrico


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page